A MÚSICA E INCLUSÃO DIGITAL

A inclusão digital trata-se de um fenômeno que acontece com toda a sociedade, neste século XXI. Não podemos mais ficar alheios a este acontecimento. Ela exige mais que alfabetização, pois é necessário acesso aos computadores, com conhecimento de como utilizá-los. Além do fato, de que estes, necessariamente, devem estar, necessariamente, ligados a internete.
Na Educação Musical, a inclusão digital é de grande valia, pois através da rede mundial de computadores podemos ter acesso a uma infinita biblioteca de livros, vídeos, aulas, dicas, exemplos extremamente úteis para se utilizar no processo de aprendizagem dos alunos e dos professores na preparação de aulas.
Por exemplo, se desejo, dentro da disciplina História da Música, ensinar sobre Haydn posso acessar uma biografia completa do compositor no Youtube: (https://www.youtube.com/watch?v=EDc2APzwT2w) e passá-la para a sala de aula por meio de "data show", comentando o vídeo durante a sua apresentação. Igualmente, posso acessar uma apresentação de suas peças e apresentá-la para os alunos (https://www.youtube.com/watch?v=mZL82evPV1g). Igualmente, posso inseri-los dentro de uma sala imponente sala de concertos na Europa, algo impensável a algumas décadas atrás (e tudo isso só é possível somente graças à tecnologia, a internete e aos computadores).
Certamente, trata-se de uma mudança de paradigma que multiplica exponencialmente as possibilidades de aquisição de conhecimento.
Da mesma forma, posso trazer para a sala de aula professores renomados como convidados:  (https://www.youtube.com/watch?v=m_WS3-T0Et0), fazer com que os alunos participem de ensaios de orquestras (https://www.youtube.com/watch?v=O9Mrk62TyI4 – ora como com o mítico Harnoncourt ou mesmo com o monstruoso, perfeccionista e saudoso Celibidache que a algum tempo nos deixou: https://www.youtube.com/watch?v=KOq_mSIvlbI).
Vejamos como, por meio da tecnologia podemos trazer conhecimento de qualquer lugar do planeta e de qualquer época (bastam que existam gravações, um ensaio com Furtwängler (falecido em 1.954) da Sinfonia Inacabada de Schubert: https://www.youtube.com/watch?v=UUm-VfeCFBI).
As possibilidades são múltiplas e infinitas as chances de crescimento também. Por exemplo, se tenho que ensaiar um contrabaixo no terceiro movimento da 9ª sinfonia de Schubert posso utilizar-me deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-FyMZXJ2shY ou mesmo trompete: https://www.youtube.com/watch?v=7oUi7mGVxss. É algo fantástico!!! Inimaginável!!!
A utilização da tecnologia, internete, computadores, redes sociais, certamente tem a capacidade de revolucionar o processo de ensino na Educação Musical. Trata-se de uma novidade muito bem vinda e que deve ser o mais amplamente possível utilizada em sala de aula e na preparação desta pelos professores.
Antes do advento destes recursos, o professor, na preparação de suas aulas, tinha que buscar conhecimento em seus livros ou em alguma biblioteca. Agora, o conhecimento está na internete, ou mesmo pode consultar algum colega por meio das redes sociais, como o Facebook, basta ligar o computado e tudo está a um toque de dedos. O longo trabalho de ter que sair do seu espaço para buscar num lugar maior tendo de existir deslocamento pessoal, enfrentamento de trânsito, intempéries não existe mais. Tudo está disponível por meio do computador. Basta que se tenha acesso a rede mundial de computadores.
Dessa forma, percebo que o uso da tecnologia no processo de educação musical trata-se de ferramenta imprescindível nos dias atuais e que multiplica, de forma infinita, as possibilidades de conhecimento por meio da preparação de aulas pelos professores, pela chance de trazer aulas gravadas (como se fossem professores convidados!) para a sala de aula, bem como, por meio da exposição de exemplos, situações especiais, como um ensaio de orquestra, um concerto na Europa, aos alunos.
Muito bem vinda estas inovações!!!!

REFERÊNCIAS:
MONTANARO, Paulo. R. livro eletrônico: a inclusão digital na sociedade em rede. Material didático da disciplina Tecnologia da Internet para Educação Musical, OTIEM. UFSCar.

Acesso em: 14.10.2.017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WEB 2.0 E EDUCAÇÃO MUSICAL

REVISITANDO TECNOLOGICAMENTE A NONA SINFONIA DE SCHUBERT, "A GRANDE"